Segurança Pública e Trânsito - Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021

Defesa Civil inicia “Operação Chuvas de Verão” e compartilha dicas

Defesa Civil inicia “Operação Chuvas de Verão” e compartilha dicas

Desde 1º de Dezembro, a Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPDEC/SP) iniciou em todo o Estado a “Operação Chuvas de Verão”, que se estendem até 31 de março 2022, com o propósito de preservação de vidas e redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima.

Durante a “Operação Chuvas de Verão” são operacionalizados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e a antecipação das situações de risco típico do período chuvoso para preservação de vidas.

Ao todo, são 8 planos preventivos, que abrangem os 177 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para escorregamentos (Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva).

Todos conhecem as famosas chuvas de verão. O dia segue com céu limpo e sol intenso, mas quando chega o fim da tarde, nuvens escuras invadem o cenário e chuvas fortes se formar muito rapidamente, pegando a todos de surpresa.

Alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e buracos… Esses são só alguns dos perigos que podemos encontrar no caminho durante ou após as chuvas de verão. Para ajudar a evitar esses problemas, separamos algumas dicas simples e capazes de garantir sua segurança.

Evite a chuva

- Caso você tenha a liberdade de possuir horários flexíveis, procure ao máximo evitar as chuvas de verão.

- Com a mesma velocidade que se formam essas tempestades também costumam acabar rapidamente. Por isso, caso perceba que o céu está ficando escuro e que provavelmente não irá conseguir chegar a seu destino a tempo, pare em algum lugar seguro e espere.

Não estacione perto de árvores

- Com o sol forte e o calor excessivo dessa época, é comum procurar uma sombra no momento de escolher um local para estacionar.

- Caso haja a previsão de tempestade, evite estacionar perto de árvores. Quase três mil árvores caíram de janeiro a novembro de 2020, somente na capital do estado de São Paulo, devido aos ventos fortes e ao peso extra causado pelo acúmulo de água nos troncos e galhos.

- Não existe forma de prever se uma árvore ou galho cairá ou não. A única maneira de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores.

Área de enxurrada

- Durante as fortes chuvas, não é incomum ver motocicletas sendo arrastadas pela força da água ladeira abaixo.

- Grandes volumes de água são capazes de derrubar motos e arrastá-las, causando estragos. Embora estacionar a motocicleta com o descanso lateral apoiado na parte mais baixa da rua pode ajudar a suportar a força da água, entretanto, não é o ideal.

- Existindo o risco de temporal, procure um local mais seguro para estacionar.

- Fuja das áreas de alagamento.

- Como as chuvas de verão são rápidas e fortes, os alagamentos e inundações causados também se formam em poucos minutos.

- Evite regiões baixas, próximas às margens de rios e lagoas, locais que tenham histórico de enchentes e fique atento à sinalização das áreas de risco.

CUIDADOS

- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc.;

- Evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca;

- Evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

- Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão;

- Durante a tempestade, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;

- Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular);

- Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

CONTATO EM CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Defesa Civil Municipal: 199 ou 3284-1190.

Guarda Civil Municipal: 199 ou 3284-1190.

Polícia Militar: 190.

Corpo de Bombeiros de Tietê: (15) 3282-2270.