.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
+
Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde – Centro de Odontologia, realiza Dia de Prevenção contra o Câncer Bucal neste sábado, dia 30 de abril, das 8h às 16h, nas Unidades de Saúde do Parque das Árvores, Centro e Di Nápoli.
Nas unidades de saúde mencionadas teremos a equipe odontológica atendendo, principalmente, idosos (60 anos ou mais), que terão a oportunidade de passar por uma avaliação neste dia, sem precisar agendar.
Lembrando que neste mesmo sábado, acontece o Dia D de vacinação contra a Gripe para idosos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
Trata-se uma doença de importante magnitude no Brasil, com variações regionais significativas, tanto na incidência quanto na mortalidade. A doença é mais frequente em homens, a partir dos 40 anos, e apresenta melhor prognóstico quando diagnosticada e tratada em estágios iniciais. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.
O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial da doença, o que permite tratamento mais efetivo e cura. É necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta, que não cicatrizem em até 15 dias. Nesses casos, deve-se procurar logo a unidade de saúde para exame da boca por um dentista ou médico.
A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.
O QUE AUMENTA O RISCO?
• Tabagismo: Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros, tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.
• Consumo de bebidas alcoólicas.
• Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
• Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico está associada ao desenvolvimento de câncer de boca. Os trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como profissionais cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, canteiros, pintores e mecânicos de automóveis podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.
• Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.
SINTOMAS
Os principais sinais que devem ser observados são:
• Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo.
• Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
• Nódulos (caroços) no pescoço
• Rouquidão persistente
• Nos casos mais avançados observa-se dificuldade de mastigação, de engolir, de falar, movimentar a língua e a sensação de que há algo preso na garganta
*Dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
.
.
.
.