.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
+
No dia 07 de Junho, alunos dos terceiros anos da EMEF Luigi Luvizotto tiveram uma oportunidade única de mergulhar no Projeto Diversidade Cultural, adotado pelas escolas do Município de Cerquilho, através do incentivo da Secretaria de Educação e Cultura.
Os estudantes tiveram uma inspiradora conversa com o casal Irahy Arehum e Reginaldo Dirlei Alves Tik’i, da aldeia Sateré Mawé, situada no baixo Amazonas e puderam entender a diferença de uso entre os termos “índio” e “indígena”.
Foi uma aula riquíssima sobre os costumes da aldeia e, também, sobre povos vizinhos. O casal mostrou fotos de seus pratos típicos, canoas, ocas, entre outros.
Ao final da conversa, os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre as pinturas realizadas nos corpos, os instrumentos de caça e pesca, o cocar, as construções das moradias.
Enfim, puderam interagir com o casal e aprenderam até a cantar uma canção na língua nativa do povo Sateré, tendo uma experiência concreta com os indígenas, intermediada pela tecnologia que serviu para viabilizar e diminuir a distância entre eles e os alunos.