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No dia 21 de Junho, a Prefeitura de Cerquilho, através do Departamento de Promoção Social, iniciou o trabalho de acolhimento noturno de pessoas em situação de rua do município, durante esse período de temperaturas amenas. O acolhimento foi ofertado para todos e quatro deles aceitaram.
No primeiro dia, uma munícipe que não quis se identificar, enviou uma lembrancinha para cada um com itens pessoais como uma forma de incentivo e carinho, humanizando ainda mais toda ação realizada pela Prefeitura. Mesmo sem saber quem é, gostaríamos de deixar registrada a nossa gratidão e orgulho pela ação de empatia e amor ao próximo.
Desses quatro que estão sendo acolhidos, um segue em tratamento junto ao CAPs e três que estão aptos foram convidados, aceitaram e irão participar do Programa Municipal de Inclusão Social, que já ajudou 15 pessoas a saírem da situação de rua desde 2019.
O projeto, criado há três anos, foi pensado para oferecer todas as possibilidades para que a pessoa consiga se restabelecer. A Prefeitura disponibiliza uma vaga de trabalho de quatro horas diárias e paga uma bolsa no valor de meio salário mínimo. Em contrapartida, a pessoa deve alugar um espaço para sair da condição de rua e passar pelo acompanhamento semanal da equipe técnica do CREAS e do CAPS.
Como mencionado, desde o início deste projeto, 15 pessoas já participaram, saíram da condição de rua, se reestabeleceram e muitas já caminham sem o auxílio da Promoção Social do Município, outros seguem dia a dia trabalhando para alcançar a estabilidade sonhada.
Trabalho contínuo
Lembrando que todas as pessoas em situação de rua são cadastradas e acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o qual desenvolve um extenso e importante trabalho durante o ano todo, e não apenas no inverno.
A equipe faz abordagem semanal nos locais onde eles ficam para falar dos serviços oferecidos pelo CREAS, ajuda a providenciar documentos (muito chegam à cidade sem documentos pessoais), orienta sobre os benefícios que eles podem ter direito e fazem o cadastro, como por exemplo, do Auxílio Brasil ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Diariamente, eles podem ir até o prédio do Centro de Referência para lavar suas roupas, tomar banho e recebem café da manhã. Além disso, eles são atendidos pela equipe técnica do departamento, que conta com psicóloga, assistente social e educadora social.
Para aqueles que precisam, também é orientado o encaminhamento aos serviços de saúde tanto das Unidades Básicas quanto do CAPs – Centro de Atenção Psicossocial.
Pessoas que não são do município, mas passam por aqui, também são atendidas por nossa equipe, que procura fazer contato com o CREAS do município que eles residem e, se for o caso e desejo da pessoa, também é ofertada a passagem.
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