Segurança Pública e Trânsito - Sexta-feira, 23 de Setembro de 2022

Prefeitura faz campanha educativa na Semana Nacional de Trânsito

Prefeitura faz campanha educativa na Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil com o apoio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 21, 22 e 23 de setembro uma ação lúdica de conscientização durante a Semana Nacional do Trânsito.

Em ruas e avenidas da cidade foram realizadas apresentações simulando o desrespeito por parte dos condutores de veículos e ciclistas sobre a faixa de pedestre.

Os atores da Companhia Sopa de Comédia demonstraram o risco de atropelamento que pode ocorrer se um veículo não respeitar a travessia de pedestre, e que todo ciclista deve desmontar da bicicleta para atravessar a faixa e a calçada de passeio.

Os alunos e condutores de veículos que transitavam nas proximidades das escolas de ensino municipal assistiram às encenações, evidenciando o RESPEITO e EDUCAÇÃO que todos devem ter diariamente no uso do trânsito.

DADOS DE CERQUILHO

De janeiro a setembro de 2022, dados apontam que foi registrada, somente pela Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, a quantidade de 90 acidentes envolvendo o trânsito nas vias do município, ocasionados por condutores de veículos e bicicletas, gerando traumas graves e vitimas fatais.

Mais de 90% dos acidentes ocorre por falhas humanas, ou seja, causados pela negligência, imperícia e imprudência dos condutores.

A falta de atenção dos motoristas é a causa de muitos acidentes no trânsito. E são vários os fatores que levam para esse resultado, como o uso de celular enquanto dirige e a não observância dos sinais de trânsito.

Com isso, fica evidente a necessidade da conscientização das pessoas acerca desses riscos. Afinal, quando acidentes são gerados por falhas humanas é possível prevenir e evitar que eles aconteçam. Nestes casos, agir corretamente e de forma prudente passa a ser uma escolha.

DADOS NACIONAIS

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a maior parte dos acidentes com mortes tem relação ainda com o excesso de velocidade e a falta de atenção de quem dirige.

O celular é um grande vilão, mas não é o único ato de dirigir envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, portanto, segundos de desatenção já podem causar estragos tremendos.

PESQUISAS INTERNACIONAIS

Segundo as pesquisas realizadas pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), enviar mensagens de texto aumenta o risco de acidentes em 23 vezes e fazer uma ligação diminui a atividade cerebral ligada à direção em 37%.

Uma tarefa simples, como o ajuste do rádio, por exemplo, onde o tempo de desatenção do condutor é de 1,5 segundos em média pode parecer pouco, mas já é o bastante para provocar um acidente. E para isso ele nem precisa estar em alta velocidade. Conduzir o veículo de 60 km/h, o condutor distraído pode percorrer 25 metros sem olhar para a via.

O mesmo pode acontecer, quando, por exemplo, esse condutor tem segundos de desatenção para buscar um objeto no porta-luvas. Se for à noite, o quadro é ainda pior. Ao baixar a cabeça para abrir o porta-luvas o condutor fica submetido a um ambiente escuro. Aí, ao voltar o olhar para a pista, sua visão pode ser ofuscada pelo farol dos outros veículos. Quando isso acontece, leva de 3 a 4 segundos até o condutor recuperar a capacidade de enxergar.

Como você pode perceber, a desatenção gera uma série de desdobramentos que podem interferir na habilidade de condução, no controle de velocidade e no tempo de processamento das informações, deixando a capacidade de reação mais lenta do que em condições normais. Nesta realidade, o risco de acidente é um destino certo.

SEJA VOCÊ A DIFERENÇA

→ Apesar da problemática, fazer com que esses dados alterem a maneira de pensar das pessoas não é uma tarefa simples.

→ Em meio a tantos hábitos que as pessoas adquirem mudar de atitude requer esforço e principalmente determinação para que ela aconteça.

→ Por isso, antes de entrar no carro, nem que seja para ir até na esquina, lembre-se das responsabilidades que você tem ao volante.

Seja você a diferença que o trânsito precisa, mantenha o foco na via, respeite a sinalização e evite qualquer atitude que possa desviar a sua atenção. É adotando atitudes assim que você contribui com a manutenção da paz e da segurança, em um espaço utilizado por todos os cidadãos.