.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria do Meio Ambiente compartilha informações sobre três datas especiais em outubro

+


Secretaria do Meio Ambiente compartilha informações sobre três datas especiais em outubro

   No início de outubro, comemoramos três datas especiais do Meio Ambiente, confira: 

 

DIA 03 DE OUTUBRO – DIA DA ABELHA

Dia 03 de outubro é comemorado o Dia da Abelha, elas são as maiores responsáveis pela polinização, sendo importantes tanto economicamente como ecologicamente. Possuímos diversas espécies de abelhas, dentre elas as que possuem ferrão e outras que não possuem. 

Temos algumas abelhas sem ferrão em nossa cidade, um exemplo são as que estão na árvore no calçadão em frente ao Banco Santander, possuímos duas espécies a Jatai (Tetragonisca angustula) e a Mandaguari preta (Scaptotrigona Postica), ambas sendo ótimas polinizadoras.

A Jatai possui uma grande capacidade de sobreviver em ambientes urbanos, já a Mandaguari ou Mandaguari Preta é aquela famosa abelha que enrola no cabelo. Ambas não oferecem risco a população humana e animais.

 

DIA 04 A 10 DE OUTUBRO – SEMANA DA FAUNA / DIA DA NATUREZA

De 04 a 10 de outubro é comemorada a Semana de Proteção à Fauna. Conceituamos Fauna como todos os animais que vivem em uma determinada região, a fauna pode ser animais domésticos ou animais silvestres.

E no dia 04 de outubro, comemoramos o Dia da Natureza, essa data foi criada com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente.

Em comemoração a esse dia, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente fará a doação de mudas, algumas que temos disponíveis: Sibipiruna, Pau Viola, Aldrago, Guaiuvira, Guapuruvu, Ipê branco, Jatobá, Pata de Vaca, Oiti, Mutambo, Saguaraji, Ingá do brejo, Ingá feijão, Dedaleiro, Amendoim do campo, Canafístula, Angico vermelho e Paineira rosa.

A retirada das mudas será na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na Rua da Fazendinha, 219 – Centro. 

 

DIA 05 DE OUTUBRO – DIA DAS AVES

As aves são de extrema importância para o meio ambiente, elas desenvolvem importante papel na natureza como, polinização de plantas, dispersão de sementes, controle de pragas, entre outros, são fundamentais para manter o equilíbrio da vida na Terra e o bom funcionamento de todo o ecossistema.

Conheça algumas aves da nossa cidade: Maritaca, Bem-te-vi, Coruja-buraqueira, Rolinha-roxa, Beija-flor, Sabiá, Tico-tico, Garça e Carcará.

1481 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.