Cerquilho, quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023 Telefone (15) 3384-9111

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 01 de Novembro de 2022

Em novembro, comemoramos o Dia do Rio e do Estatuto da Terra

Em novembro, comemoramos o Dia do Rio e do Estatuto da Terra

No dia 24 de novembro comemoramos o Dia do Rio, um recurso importantíssimo e indispensável para a vida e sobrevivência de muitas espécies de vegetais e animais, incluindo o ser humano.

Mas, por que é um recurso tão importante? É através dos rios e corpos d’água que conseguimos obter água para realizar nossas atividades diárias como tomar banho, escovar os dentes, e não menos importante, para consumo e alimentação.

Além disso, a conservação de matas ciliares e mananciais é responsável por evitar erosão das margens, assoreamento, poluição e servem como atrativos para diversas espécies de animais, sendo fundamentais para a conservação e manutenção dos recursos hídricos e todos os organismos que dependem deste recurso.

Atualmente, a cidade de Cerquilho faz a captação de água do Rio Sorocaba, assim, justificando sua grande importância para nosso município. No rio Sorocaba encontram-se as espécies nativas de peixes, sendo eles, o Dourado e a Traíra, dentre outros peixes migratórios e introduzidos como a Tilápia, por exemplo.

A importância do rio Sorocaba e de seus afluentes na economia da região é fundamental, pois, suas águas são utilizadas para inúmeras razões como irrigação, abastecimento público e utilização em processos industriais. Porém, apenas duas cidades da região realizam a captação da água do rio Sorocaba, sendo elas, Cerquilho e Laranjal Paulista.

Dia 30 de Novembro - Dia do Estatuto da Terra

30 de novembro é dia de celebrar o Dia do Estatuto da Terra. O estatuto é dos primeiros códigos inteiramente elaborados no Brasil e surgiu como base para a Lei Nº 4.504, de 30 de novembro de 1964, instituído com a proposta de executar a primeira reforma agrária do país e, assim, promover uma melhor distribuição de terra, buscando atender aos princípios de justiça social, o aumento da produtividade e o desenvolvimento da agricultura. A data é comemorada com luta pelo direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha.

Portal atualizado em: 07/02/2023 17:11:57