Educação - Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022

Prefeitura realiza a I Feira Literária para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais

“A Literatura é uma doença textualmente transmitida, normalmente contraída na infância”, Jane Yolen, escritora americana.”

Com esta e outras frases, inclusive de autores brasileiros, que, durante os dias 25, 26 e 27 de outubro houve inspiração para ser realizada pela Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Educação e Cultura, a I Feira Literária para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O evento teve o intuito de proporcionar aos alunos destes ciclos escolares a oportunidade de terem contato com as diversas literaturas dirigidas a este público, em suas mais variadas formas.

Os alunos assistiram a apresentações de leituras dramatizadas, poemas e textos teatrais organizados pelas próprias professoras das aulas de Leitura, através das quais o talento dos alunos também pôde ser colocado em prática e apreciado por todos os presentes.

O evento também foi marcado por contação de história (A Bela e a Fera), conversa com o Autor Ivan Vagner Marcon (professor e poeta Cerquilhense, autor de dois livros: “Em Alguma Parte Inteiro” e “Num 3”(ambos da Scortecci Editora), e ganhador de várias premiações municipais, estaduais e nacionais em Literatura, além de participante de antologias nacionais e internacionais) e práticas de postura de Yoga, com a professora de dança Anabete, de Tietê, autora de um livro sobre o tema, intitulado Yoga.conto.

Um ambiente específico para “o saborear” da leitura através do manuseio e exploração de livros paradidáticos, livros estes todos gentilmente doados pela FTD Educação, a mesma empresa que fornece o material didático utilizado pela Rede Municipal de Ensino.

Abrilhantando ainda mais o evento, os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Padre Júlio Holtz autografaram livros de própria autoria, através do projeto Estante Mágica, adotado pela escola e lindamente abraçado por professores e equipe pedagógica, momento muito curtido e aplaudido por pais e familiares.

A Biblioteca Municipal de Cerquilho e a Livraria, Papelaria, Revistaria e Cafeteria Contexto, de Laranjal, tornaram a Feira ainda mais prazerosa, dispondo à venda livros de seus acervos para todos os visitantes.

No total, foram mais de 2.100 alunos entre o Ensino Fundamental anos iniciais e EMEBE (Escola Municipal de Educação Básica Especial) contemplados com momentos de diversão ligados à Cultura, ao prazer de ler e à ideia de que, através da leitura, muitas descobertas maravilhosas podemos realizar.