Educação - Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022

Projeto Criança em Paz na Escola realiza capacitação com 40 professores do município e obtém ótimos resultados

A Prefeitura Municipal de Cerquilho, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, na última sexta-feira, 25/11, uma reunião entre professoras das EMEFs da Rede Municipal de Ensino, participantes do Projeto “Criança em Paz na Escola – Meditação para Crianças” e a formadora, psicóloga, antropóloga e escritora Drª Susan Andrews, fundadora e coordenadora do Instituto Visão Futuro, situado na cidade de Porangaba- SP e sua auxiliar administrativa, a Srª Henriqueta Lucila da Silva.

A reunião se deu para resgatar os resultados obtidos pelas professoras em suas práticas diárias com as crianças em sala de aula, e para realizarem reflexões a respeito dos ganhos com a aplicação das técnicas aprendidas, tanto para os alunos, quanto para as educadoras.

O projeto tem como meta proporcionar ao educador o resgate do entusiasmo e do sentido de missão na educação, bem como equipá-lo com conhecimento e técnicas que podem, significativamente, ajudar as crianças a melhorarem sua aprendizagem e levá-las ao bem-estar merecido.

O projeto traz conhecimentos em neurociência, tratando da medicina mente-corpo e dotando professor e alunos da possibilidade de se autorregularem e se equilibrarem, levando-os, como consequência, ao alívio do estresse e ao aumento da concentração, atenção e memória, estimulando a melhoria do desempenho escolar dos educandos.

Durante a reunião, os presentes tiveram a grata surpresa de receberem a visita do Secretário de Educação e Cultura Sr. Waldivino Grisotto, acompanhado do Sr. Sérgio Luis Bueno, Assessor político do Prefeito Municipal e do Secretário de Administração, Sr. Bruno Bonelli Stampone, os quais puderam conhecer o projeto e comprovar sua eficácia através dos depoimentos das próprias professoras.

Os profissionais da educação da Rede Municipal envolvidos com o projeto foram convidados pela formadora a participarem de uma Conferência que acontecerá em fevereiro de 2023, no Instituto Visão Futuro, a qual reunirá participantes do Projeto advindos de vários estados do Brasil. Será mais uma oportunidade para o resgate os conhecimentos estudados, a socialização do que foi aprendido e a realização de práticas de meditação em conjunto.