Saúde - Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023

Saúde realiza Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela

Saúde realiza Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela

Diante do primeiro caso humano confirmado para Febre Amarela no município de Vargem Grande do Sul (zona rural), um idoso de 73 anos não vacinado, na região de São João da Boa Vista, o Estado de São Paulo irá realizar uma ação de intensificação para a vacinação contra a Febre Amarela.

Em Cerquilho, todas as unidades (exceto UBSF São José e Barreiro Rico) estarão oferecendo a vacina contra a Febre Amarela de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O objetivo da campanha é alcançar coberturas vacinais de no mínimo 95%, para prevenção e controle da doença no território paulista. A vacinação deve ser realizada da seguinte forma:

• 1ª dose aos 9 meses.

• 2ª dose aos 4 anos.

• Dose única para pessoas com 5 anos ou mais que não foram vacinadas.

• Lembrando que a dose fracionada aplicada em anos anteriores tem a validade de 8 anos.

Em caso de dúvidas sobre a necessidade ou não de tomar a vacina, procure por sua unidade de saúde.

Mais uma vez reforçamos que a doença NÃO é transmitida pelo macaco, o animal é apenas mais uma vítima da Febre Amarela, essa doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti (o mesmo que transmite a Dengue) contaminado e a imunização é a principal forma de prevenção.

Os sintomas da doença são febre alta de início súbito, coloração amarelada da pele, dor de cabeça e muscular, fraqueza, náuseas e vômitos.