Saúde - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023

A Prefeitura de Cerquilho, por meio do Setor de Zoonoses faz um alerta a população sobre o aumento de Escorpiões. Por isso, é importante que nesse período sejam intensificadas as estratégias de prevenção e controle dos acidentes por animais peçonhentos junto à população.

As causas para o aumento da população de escorpiões são:

• - boa adaptação desse artrópode ao ambiente urbano, onde encontra abrigo, alimento e poucos inimigos naturais, como corujas e sapos;
  • - crescimento urbano desordenado, com as cidades se expandindo a custa de desmatamentos.
  • - aumento de produção de lixo, muitas vezes armazenados em embalagens e locais inadequados, acarretando a proliferação de baratas, que são o principal alimento dos escorpiões.
  • -  aumento das construções acarretando a produção de entulhos, que ficam armazenados em quintais e/ou terrenos baldios e que são usados como esconderijos de escorpiões.

O que você pode fazer para prevenir?

• -Manter jardins, quintais e terrenos baldios limpos;
  • -Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;
  • -Sacudir roupas e calçados antes de usá-los,
  • -Não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;
  • -Uso de calçados e de luvas de raspa de couro quando trabalhar com entulhos;
  • -Vedar as soleiras de portas e janelas;
  • -Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vão entre o forro e paredes, consertar rodapés soltos;
  • -Afastar as camas das paredes. Evitar que roupas de cama e cortinas encostem no chão;
  • -Manter a casa livre de baratas, grilos, traças e aranhas através de dedetizações periódicas.

ATENÇÃO! Não existem medidas de controle específicas para o escorpionismo. O ideal é evitar a aparição do animal com medidas preventivas, como as citadas, uma vez que não há veneno 100% eficaz para o extermínio. Muitas vezes o odor do veneno pode apenas forçar o deslocamento do escorpião para outras áreas e até mesmo para dentro da residência.

Como proceder em caso de picada de escorpião:

• Procurar atendimento médico imediatamente;
  • Se possível, lavar o local da picada com água e sabão;
  • Manter o acidentado calmo e controlado;
  • Não colocar no local picado, qualquer remédio caseiro tipo: alho, fumo, folhas, etc.
  • Não cortar o local picado, para promover a saída do veneno;
  • Não dar chás ou outros remédios “milagrosos” por via oral.

PESSOAS VULNERÁVEIS: No estado de São Paulo, as pessoas com maior risco são as crianças até 10 anos. Elas sentem mais a ação do veneno escorpiônico e tem maior chance de morrer.

A função do Setor de Zoonoses é orientar sobre os cuidados para prevenir acidentes com escorpiões através de uso de barreiras mecânicas para impedir a entrada dos escorpiões residência, e de limpeza do quintal para evitar a proliferação dos mesmos.

O COMBATE AO ESCORPIÃO É DEVER DE TODOS! SE VOCÊ OU SEU VIZINHO NÃO FIZEREM A SUA PARTE, TODOS SERÃO PREJUDICADOS!

Para outras informações, entre em contato com o Setor de Zoonoses:
Rua da Fazendinha, N° 333 - CIS - Centro