Saúde - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024

A Prefeitura de Cerquilho, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA Cerquilho Informa:

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)

O que é?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é um método de prevenção à infecção pelo HIV que consiste na utilização de antirretrovirais por pessoas que não estão infectadas pelo HIV, mas que se encontram altamente vulneráveis ao vírus.

Como a funciona?

A PrEP é a combinação de dois Antirretrovirais em 1 só comprimido (Tenofovir e Entricitabina) que deve ser tomado diariamente e que bloqueia alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.

Para quem é indicado o uso?

A PrEP não é para todos. Ela é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV e que frequentemente deixam de usar preservativo em suas relações sexuais como:

• Homossexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
  • Pessoas transgênero;
  • Trabalhadores (as) do sexo;
  • Parceiros sorodiscordantes (quando um dos parceiros é soropositivo para o HIV);
  • Pessoas que fazem uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
  • Pessoas que apresentam episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Onde procurar a PrEP em Cerquilho?

A PrEP não é uma urgência, por isso para maiores informações procurar o CTA Cerquilho de Segunda, quarta, quinta ou sexta das 7h às 13h

• Endereço: Avenida Corradi Segundo, 200. Sala 01 da Policlínica.