16 de maio - Dia do Gari

Matérias Especiais - Terça-feira, 16 de Maio de 2017


16 de maio - Dia do Gari

   Nem sempre os encontramos pelas ruas, mas sabemos que já passaram por lá. Eles acordam bem cedinho, muitas vezes o dia ainda nem clareou. Durante uma conversa, é fácil notar que eles têm alegria e força de vontade de sobra. No dia 16 de maio, comemoramos o dia do Gari, uma belíssima e honrosa profissão, indispensável na manutenção e nos cuidados de nossa cidade.

   A data comemorativa foi instituída em 31 de outubro de 1962. A profissão de gari surgiu no Rio de Janeiro, quando o Brasil ainda era um império, e Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar os serviços de limpeza em toda a cidade.

   Em comemoração a essa data especial, fomos conversar com os três trabalhadores mais antigos da prefeitura: Sr. Delmo Longanezzi, com 34 anos de serviço e prestes a se aposentar; Sr. Valdir Francisco de Oliveira, há 26 anos funcionário da prefeitura e Sr. Antônio Isaac Dante, que trabalha conosco há 19 anos.

   Delmo Longanezzi tem 58 anos de idade, é natural de Tatuí, mas mora em Cerquilho há mais de três décadas. Ele conta que gosta do serviço e que sempre recebe elogios da população. Sr. Delmo já trabalhou como coletor e, atualmente, é responsável por boa parte da Avenida Washington Luiz e ruas adjacentes.

   Valdir Francisco de Oliveira, nascido em Marília, se considera cerquilhense de coração, pois mora na cidade há 40 anos. Com 62 anos de idade, ele diz ter orgulho do emprego, afinal, deixa a cidade mais bonita! Sr. Valdir já trabalhou no caminhão de coleta e, recentemente, foi transferido para cuidar da Praça da Matriz.  

   Já Antônio Isaac Dante, natural de Cesário Lange, mora em Cerquilho há 25 anos. Com 66 anos de idade, ele conta orgulhoso que trabalha com muito carinho e sempre foi responsável pela limpeza e pelos cuidados na Praça da Matriz, juntamente com seus colegas.

   Os três destacaram a amizade que construíram ao longo de tanto tempo de serviço. “Nos damos bem, nos divertimos, é a mesma coisa que uma família”, explica Sr. Antônio.

   A Prefeitura de Cerquilho, que conta com os mais de 40 trabalhadores entre varredores de rua e coletores com o caminhão, agradece imensamente os serviços prestados e todo carinho e eficiência desses profissionais com a nossa querida cidade.

 

   Importante!

   Aproveitamos a data também para chamar a atenção daqueles que não têm colaborado com a limpeza da cidade e, mesmo com lixeiras próximas, jogam o lixo no chão.

Lembramos que a função do gari é manter a cidade limpa e não recolher a sujeira jogada indevidamente na rua. Além de sujar a cidade, atitudes como essa podem entupir bueiros e causar enchentes em caso de chuva, por exemplo.

   Contamos com a colaboração de todos para manter a cidade limpa!

Prefeitura Municipal


Cerquilho