Prefeito participa da 10º reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba

Administração - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017


Prefeito participa da 10º reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba

    No dia 31 de julho, o Prefeito Aldo Sanson participou da 10º reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, que aconteceu na cidade de Tatuí e teve como tema “Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos”.

     A discussão contou com a apresentação do assessor técnico da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano, Humberto Parro, representando Edmur Mesquita, subsecretário de Assuntos Metropolitanos e de Antônio Celso de Abreu Júnior, subsecretário de Energias Renováveis, da Secretaria de Estado da Energia e Mineração. A deputada estadual Maria Lúcia Amary e o deputado federal Vitor Lippi também estiveram presentes.

     Parro pontuou a disposição do Governo do Estado de São Paulo em investir na exploração das bacias de gases do litoral paulista para a obtenção de autonomia energética com a perspectiva de nova utilização após a exaustão das reservas em alguns anos, apresentando um planejamento prévio para a interligação do gasoduto paulista a 66 produtores canavieiro do Estado, que poderiam produzir biocombustível a partir do processamento dos resíduos da sua ação industrial. O subsecretário ainda pontuou a importância da união dos municípios para o sucesso da política energética a ser desenvolvida de forma conjunta na região.

 

Solicitações de melhorias

     Na ocasião, a deputada estadual Maria Lúcia Amary informou que protocolou, junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo as seguintes solicitações:

    -A inclusão da Região Metropolitana de Sorocaba no Sistema Viário de Interesse Metropolitano;

    -A inclusão da Região Metropolitana de Sorocaba no Programa Integrado de Transportes Urbanos;

    -Linhas troncais nas áreas do emprego, saúde e educação

    -Linhas exclusivas com itinerário adequado às necessidades dos usuários e tabelas horárias com frequências inteligentes;

    -Estudos para criação de linhas comuns com itinerários e tabela de horários que atendam as Universidades, Faculdades, FATECs e ETECs.

    -Estudos para a implantação de corredores de BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilho) na região metropolitana de Sorocaba

    -Construção de uma sede própria da EMTU na cidade de Sorocaba.

 

Opine

    A sociedade civil pode enviar sugestões ao Conselho de Desenvolvimento a partir do site do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba (www.pdui.sp.gov.br/sorocaba).

    A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba será no dia 18 de setembro em Itapetininga, tendo como tema principal as questões da saúde nos municípios da região.

Prefeitura Municipal


Cerquilho