Após denúncia anônima que dois veículos passaram em alta velocidade pela vicinal Dupont/Subestação em atitudes suspeitas, uma equipe da Polícia Militar de Cerquilho, que se encontrava nas mediações, avistou um Kadett vermelho saindo do meio do canavial, o qual, ao notar a presença dos policiais, desobedeceu a ordem de parada e fugiu do local.
Após o acompanhamento e diversas tentativas frustradas de convencer o condutor a parar o veículo, o mesmo acabou perdendo o controle e colidiu contra uma árvore no bairro São Francisco. Havia três ocupantes no interior e foram localizados ainda vários pertences de origem desconhecida e sem procedência, bem como, 01 documento de um veículo Ford Ranger, além de 01 simulacro de arma de fogo 765.
Diante das evidências e conversas desconexas apresentadas pelos abordados, os policiais solicitaram apoio da equipe de Capela do Alto para verificar qual endereço constava no documento da Ford Ranger. Realizada a pesquisa, foi constatado que os proprietários do veículo moravam em um sítio em Alambari, e que a família tinha acabado de ser vítima de roubo, eles estavam trancados a mais de uma hora no banheiro da residência, onde haviam sido subtraídos diversos pertences e o Ford Ranger.
Em posse dessas informações, os policiais indagaram novamente os meliantes da situação, os quais acabaram por confessar o crime, indicando onde estava o veículo escondido. Outra equipe de Cerquilho apoiou a abordagem e a localização do veículo, bem como, na condução dos indivíduos até o Plantão de Polícia de Tatuí. O veículo e diversos pertences roubados foram recuperados e devolvidos para as vítimas.
O Tenente Coronel Galende, Comandante do Batalhão de Itapetininga, ressaltou o tirocínio e a persistência dos policiais militares de Cerquilho que detiveram os meliantes antes mesmo das vítimas conseguirem registrar a ocorrência.
Cerquilho