Cerquilho participa do XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 24 de Outubro de 2017


Cerquilho participa do XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

    O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil e também Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) Alessandro Barbosa e o Wendell Rodrigues Wanderley, membro do COMDEMA e Vice-Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH - SMT) participaram do XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

    O evento aconteceu de 16 a 18 de outubro na cidade de São José do Rio Preto/SP e é preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em março de 2018 no Brasil.

    O XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, organizado anualmente pelos 21 comitês de bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, busca a integração e articulação de programas, projetos e ações educativas seguindo os princípios da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos e a política estadual de educação ambiental.

    Esse trabalho é realizado na área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, propiciando a troca de experiências, a mobilização e a capacitação permanente da sociedade. Nos Diálogos, que ocorrem anualmente desde 2003, são abordados temas articulados aos eixos principais “Educação Ambiental” e “Gerenciamento de Recursos Hídricos”, fomentando um processo permanente de diálogo.

    Dentro da programação, o Encontro Regional Sudeste “Gestão Participativa e Social da Água” contou com a participação de representantes dos Comitês de Bacias de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro para promover discussões sobre o Fórum Cidadão do 8º Fórum Mundial da Água. Em especial, serão apresentadas tecnologias locais desenvolvidas em território brasileiro.

    Participam do evento a Diretora de Relações Político-Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social Dra. Carmem Silvia Corrêa Bueno, o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e Presidente do Conselho Mundial da Água Benedito Braga, o Secretário Estadual da Educação José Renato Nalini, Ricardo Medeiros de Andrade que é o Secretário Executivo do 8º Fórum Mundial da Água e também Diretor da Agência Nacional de Águas.

    Estiveram presentes ainda o Presidente do Rebob (Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas) Lupercio Ziroldo Antonio, o Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Ricardo Daruiz Borsari, o Superintendente do Semae Nicanor Batista Júnior, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Kátia Penteado, Rachel Marmo Azzari Domenichelli da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, o Coordenador do Fórum Paulista de Comitês e Prefeito de Marília Daniel Alonso, o Coordenador Adjunto do Fórum Mineiro do Comitê de Bacias Hidrográficas Hideraldo Buch e Membro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Agenda 2030, além da representante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS do Estado de São Paulo) Claudia Seleme e do Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande e Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande Germano Hernandes Filho. 

Prefeitura Municipal


Cerquilho