No dia 15 de outubro, por volta das 20h, um homem bateu seu veículo em outro estacionado, como o condutor não parou, o dono do veículo que estava estacionado o seguiu e observou que o condutor apresentava sinais de embriaguez, assim sendo, telefonou para a Polícia Militar através do telefone de emergência 190.
Ao localizar o homem, os policiais solicitaram a realização do teste do Etilômetro (Teste do Bafômetro), ele se recusou. Desta forma, foi confeccionado o auto de infração da recusa ao teste e recolhida a carteira nacional de habilitação (CNH), devido a sinais notórios de embriaguez do condutor do veículo.
Conduzido ao pronto socorro de Tatuí, o médico plantonista constatou que o motorista estava alcoolizado. Ele foi apresentado na Central de Flagrantes de Tatuí, onde a autoridade de plantão após tomar conhecimento dos fatos, determinou a elaboração de Termo Circunstanciado.
Outro caso
No dia 16 de outubro, Policiais Militares estavam em patrulhamento pela via, quando foram informados por populares que um indivíduo estava conduzindo um Fusca com sinais de embriaguez.
Após localizarem o suspeito, a equipe da PM realizou o teste de Etilômetro aferindo 1,03 mg/l de ar alveolar, sendo considerado 0,94mg/l para fins de autuação, valor esse considerado crime de trânsito.
Diante do ocorrido, o condutor recebeu voz de prisão e foi conduzido ao distrito policial onde foi ratificada pela autoridade de plantão, arbitrando a fiança de R$ 1.000,00, a qual foi paga posteriormente.
Ele responderá pelo crime de embriaguez ao volante, que possui pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão do direito de dirigir.
Operação Direção Segura
No dia 13 de outubro, a Polícia Militar realizou a Operação Direção Segura na cidade de Cerquilho, no período noturno, fiscalizando diversos condutores de veículos.
A operação foi comandada pelo Sargento Scrivano e foram abordados condutores pelas avenidas João Pilon e Washington Luís entre às 19h e 23h.
Ao todo, 20 pessoas foram submetidas ao teste do Etilômetro - aparelho que atesta o consumo de álcool – e, felizmente, todas estavam sóbrias, em plenas condições de conduzir um veículo, o que mostra o grau de responsabilidade e consciência da população de Cerquilho.
Qualquer concentração de álcool no sangue ou no ar dos pulmões é uma infração de trânsito e sujeita o condutor de veículo automotor a multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, sendo que a multa dobra no caso de reincidência.
Caso a concentração de álcool no sangue seja superior a 6 dg por litro ou nos pulmões seja superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar, o condutor ainda poderá ser preso em flagrante e condenado a pena de detenção de seis meses a três anos e multa.
Entregar a direção de veículo a pessoa alcoolizada também constitui infração de trânsito e crime. O Comandante da Polícia Militar de Cerquilho informa que operações semelhantes serão marcadas em outros dias.
Cerquilho