A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Trânsito, está realizando ajustes na área central do município, visando a melhoria do fluxo e a segurança de todos na região. As mudanças entrarão em vigor a partir do dia 1º de fevereiro.
Resumidamente, os ajustes no trânsito da área central são:
A Rua da Fazendinha terá seu sentido de direção revertido, viabilizando assim o escoamento do tráfego da área central. Tal reversão será feita partindo-se da área central até a Rua Vinte e Três de Maio (acesso para a Vila Pedroso). Este ajuste também facilitará o acesso Centro-Bairro aos moradores daquela região e aos condutores que pretenderem deixar a cidade, partindo da área central para Tietê.
A Rua Vinte e Três de Maio, inclusive, terá seu sentido ajustado na lateral da Escola Padre Arthur Silveira, passando a ter sentido duplo de direção no quarteirão situado entre as ruas da Fazendinha e Dr. Soares Hungria. Para manter a seguranças dos alunos da escola citada, já foi alinhada com a Secretaria da Educação a mudança do portão de entrada e saída dos alunos.
Tal mudança permitirá mais segurança aos veículos e pedestre que circulam pela Rua Dr. Soares Hungria, que até então tem sentido duplo de direção e possui elevado número de pedestres circulando pela região.
Também há elevado risco de acidentes com veículos nas interseções entre esta (Rua Dr. Soares Hungria) e as Ruas Manoel Rodrigues, Natale de Nadai e a Bento Souto, riscos esses que serão consideravelmente diminuídos com a alteração da via para sentido único.
Ainda na Rua Dr. Soares Hungria, no cruzamento com a Rua Engenheiro Urbano Pádua de Araújo, o trânsito será direcionado através da faixa da direita para a Avenida Corradi II, da faixa central sentido Praça Pio X e da faixa da esquerda sentido Rua Dr. Campos.
Outro ponto que tem gerado transtornos ao motorista é o Estacionamento Municipal, visto que atualmente o mesmo tem capacidade de vazão para apenas um veículo por vez em sentido obrigatório à Rua Dr. Soares Hungria, o que, por vezes, faz com que o motorista que acesse o local demore demasiadamente para conseguir sair da região.
Com os ajustes que serão realizados nos próximos dias, o Estacionamento passará a ter duas faixas de rolamentos para sua saída e será possível ao usuário do local escolher sair sentido à Rua Dr. Soares Hungria, Rua da Fazendinha ou sentido Avenida Francisco Gaiotto (Avenida da Rodoviária).
Tal ajuste, além de agilizar a saída do Estacionamento Municipal, desafogará parte do fluxo de veículos que, por falta de alternativa de rota de saída, acaba sobrecarregando o trânsito na Rua Dr. Soares Hungria na região dos bancos.
A área do estacionamento servirá também como retorno para condutores que venham da Av. Corradi II e queiram acessar a Rua Sinhá Moça ou a área próxima aos correios.
Por fim, a região receberá ainda faixas de pedestres elevadas, privilegiando a mobilidade urbana de pessoas portadoras de deficiência e faixas de pedestres em locais atualmente carente das mesmas.
Cerquilho