Vacina contra Febre Amarela é liberada para toda a população em Cerquilho

Saúde - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018


Vacina contra Febre Amarela é liberada para toda a população em Cerquilho

          A Prefeitura Municipal de Cerquilho, por intermédio da Secretaria de Saúde e Promoção Social e a Vigilância Epidemiológica, informam que, a partir de hoje, 07 de fevereiro de 2018, está liberada para toda a população a vacina fracionada contra a febre amarela.

          Para se vacinar, basta se dirigir a unidade pertencente com a carteirinha de vacinação (sem a carteirinha não será vacinado). A distribuição da vacina será dobrada nos postos de saúde, passando para 400 doses por dia, por UBSF, conforme a seguinte escala:

  • UBSF Centro: às segundas-feiras;
  • UBSF Vila Pedroso: às terças-feiras;
  • UBSF Parque Alvorada: às quartas-feiras;
  • UBSF Parque das Árvores: às quartas-feiras;
  • UBSF Nova Cerquilho: às quintas-feiras;
  • UBSF Dinapoli: às sextas-feiras.

          Lembramos que Cerquilho segue fora da área de risco e não registrou nenhum caso da doença, nenhuma suspeita e nenhum macaco morto, a vacinação da população está ocorrendo como forma de prevenção, para que sigamos livres da febre amarela.

          A dose fracionada protege igualmente a dose plena, só que por menos tempo. Aqueles que tomarem a fracionada estarão imunizados pelos próximos 8 anos. Aqueles que já tomaram a dose plena recentemente ou anos atrás, estão protegidos por toda a vida.

Informamos ainda que não é necessário correria aos postos de saúde, o município tem doses suficientes para toda a população e todos serão vacinados!

          A dose fracionada ainda não pode ser aplicada em crianças até 9 meses, gestantes, lactantes até 6 meses e pessoas imunodeprimidas (que tenham alguma doença ou realizem algum tratamento que enfraqueça o sistema imunológico). Idosos acima de 60 anos que não apresentem contraindicação a vacina podem ser vacinados sem a carta de recomendação médica. 

Prefeitura Municipal


Cerquilho