Cerquilho recebe a 50ª Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho - SAAEC - Terça-feira, 24 de Abril de 2018


Cerquilho recebe a 50ª Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê

        No dia 27 de abril, Cerquilho receberá a 50ª Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê, no Teatro Municipal, às 10h. O evento é aberto para a participação de toda a população.

        Entre os assuntos pautados para o encontro destaca-se o relato sobre a participação no Fórum Mundial das Águas, a deliberação sobre o aditivo referente ao pleito 2015 SMT 510, modernização e ampliação das ações de monitoramento e gestão dos recursos hídricos na URGHI-10.

        Será decidido também sobre o plano de bacia do SMT- relatório 2, sobre o plano de ação 2016 - 2019 da bacia do SMT e a indicação dos pleitos FEHIDRO - recursos provenientes da compensação financeira e da cobrança pelo uso da água.

 

Sobre o Comitê

        O Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) foi formado com grande apoio da sociedade civil e dos prefeitos, em 02 de agosto de 1995, numa reunião histórica, no município de Itu.

        As principais preocupações compartilhadas entre os segmentos que nortearam a formação do Comitê de Bacias do Sorocaba e Médio Tietê foram a poluição das águas do Tietê e o reservatório de Itupararanga, principal manancial da bacia do Sorocaba.

        O CBH-SMT, hoje, é constituído por 34 municípios, órgãos do estado e representantes da sociedade civil organizada. Em mais de uma década de existência, tem contribuído para o fortalecimento do sistema estadual de recursos hídricos, orientado pela Lei 7.663/91.

        O CBH-SMT também conta com a Fundação Agência de Bacias dos rios Sorocaba e Médio Tietê, criada em janeiro de 2003 para apoio técnico, administrativo e financeiro ao Comitê.

        O Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê é formado pelos municípios de: Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista, Votorantim

Prefeitura Municipal


Cerquilho