A sexta espécie a ser divulgada no Projeto Conhecer para Proteger é o CARCARÁ. A foto foi tirada nas proximidades do bairro Capuava por Dayane Tirabassi.
Carcará é uma espécie de ave de rapina e não é taxonomicamente uma água, mas sim um parente distante dos falcões. A espécie ficou conhecida no Brasil através da canção Carcará composto por João do Valle e José Candido, que era interpretada por Maria Bethânia.
Vamos conhecê-lo e protegê-lo:
- Nome popular: Carcará, Caracará ou Carrancho
- Nome científico:Caracara plancus
- Características:Mede cerca de 56 cm de comprimento e até 123 de envergadura com peso médio de 834 g (macho) e 953 g (fêmea). É facilmente reconhecido por possuir uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como bico adunco e alto.
- Distribuição geográfica e habitat: Possui distribuição geográfica ampla e neotropical ocupando uma variedade de ecossistemas (campos abertos, cerrados, bordas de matas e área urbana). No Brasil, sua maior população se encontra no sudeste e nordeste do país. É tanto visto sozinho como em bandos.
- Alimentação: É uma espécie onívora e bastante oportunista. Alimenta-se desde invertebrados, peixes, cobras até animais mortos.
- Reprodução: Constrói ninho com galhos e folhas em árvores. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos. Normalmente o casal cria somente um filhote por temporada.
- Estado de conservação: Não é uma espécie ameaçada de extinção.
Prefeitura Municipal
Cerquilho