Seguindo com o Projete “Conhecer para Proteger”, divulgamos hoje a sétima espécie: a Lavadeira-Mascarada. A foto foi tirada pela fotógrafa Tatiane Scudeler.
O projeto é uma iniciativa que tem como objetivo divulgar no site e nas redes sociais fotos de espécies arbóreas, animais e insetos predominantes do nosso Bioma Mata Atlântica ou que migraram para cá, a fim da população conhecer melhor, se envolver com os cuidados do meio ambiente e ajudar a preservar a natureza.
Toda semana uma foto tirada em Cerquilho será publicada acompanhada de um resumo sobre a espécie em questão. O projeto também incentiva a população a participar enviando fotos para a SAAMA, pelo e-mail meioambiente@cerquilho.sp.gov.br, para que nossa equipe verifique as informações e também inclua nas divulgações.
Vamos conhecê-la e protegê-la:
- Nome popular: Noivinha, Viuvinha
- Nome científico: Fluvicola nengeta
- Características: Mede entre 14,5 e 15 centímetro de comprimento. Cabeça, uropígio e partes inferiores brancos. Asas pretas. Risca negra atravessando os olhos. Cauda negra com a ponta branca. Bico negro
- Habitat: Várzeas e beiras de lagos. Possivelmente originária do Nordeste brasileiro e que teria colonizado recentemente a região Sudeste do país.
- Alimentação: Alimenta-se de pequenos artrópodes que captura na lama das margens de rios, açudes, brejos e pocilgas, de onde raramente se afasta.
- Reprodução: Seu ninho é feito de gravetos que são geralmente amontoados em árvores próximas à água. É comum ver estas aves em casais. A postura normal é de três ovos brancos com manchas marrons. O período de reprodução vai de novembro a março podendo produzir até 4 ninhadas.
- Estado de conservação: Não se encontra ameaçado de extinção no momento.
Prefeitura Municipal
Cerquilho