A oitava espécie do nosso Projeto Conhecer para Proteger é a bela, cativante, inteligente e majestosa Arara-canindé. Ela tem mantido seu lugar de destaque como um dos grandes papagaios mais populares através dos anos e foi vista e fotografada pela Tatiane Scudeler na Praça dos Colibris e na Escola Marina, no mês de maio.
Vamos conhecê-la e protegê-la:
- Nome popular: Arara de Barriga Amarela, Arara Azul, Arara Amarela
- Nome científico:Ara ararauna
- Características: Ela é uma ave de grande porte. Pode atingir comprimentos de até 85 centímetros. Elas normalmente têm uma testa verde sumindo no azul que cobre a nuca, costas, cauda e asas. O peito e parte inferior das asas e da barriga são um amarelo dourado brilhante. Eles têm grandes bicos negros e manchas brancas na pele em torno de seus olhos e face. A expectativa de vida é 60 anos ou mais, desde que seja mantida em condições adequadas.
- Distribuição geográfica e habitat: Ela tem como origem os brejos e florestas da América do Sul.
- Alimentação: basicamente de sementes, frutas e nozes.
- Reprodução:Entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, pondo 2 ovos, que são incubados por 24-26 dias.
- Estado de conservação: Não é considerada como sendo ameaça, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas.
Prefeitura Municipal
Cerquilho