Nós sabemos que você não aguenta mais ver e ouvir sobre Campanhas de Combate ao Aedes aegypti e nem pretende continuar lendo essa longa matéria, MAS responda uma pergunta: Você assume sua responsabilidade nesta luta?
Infelizmente, costumamos dar atenção ao problema apenas quando ele está dentro de casa e isso pode ser TARDE DEMAIS. Por isso, invista dois minutos do seu dia em se informar sobre o assunto e, mais importante ainda, AJA contra ele, FAÇA SUA PARTE, essa luta também é SUA!
Combatendo UM MOSQUITO, você está combatendo VÁRIAS DOENÇAS GRAVES que MATAM ou DEIXAM SEQUELAS, como a DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA e até a FEBRE AMARELA.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água parada limpa ou suja, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.
Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus – a chamada transmissão vertical.
Para combater essas doenças o melhor remédio é prevenir acabando com o mosquito!
CHIKUNGUNYA
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
ZIKA
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.
DENGUE
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
SINTOMAS
Os principais sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo. Ao sentir esses sintomas procure imediatamente a Unidade de Saúde.
PREVENÇÃO
Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.
É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:
-Triplique a atenção após as chuvas para evitar o acúmulo de água;
-Tampe bem as caixas e limpe-as a cada 6 meses;
-Elimine os pratinhos dos vasos de plantas. Não cultive plantas em água;
-Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;
-Mantenha calhas limpas e desobstruídas;
-Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
-Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
INFORME-SE! SEMPRE POR FONTES CONFIÁVEIS:
Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.
Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.
Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
Cerquilho