UBSF Di Napoli e NASF organizam grupo de apoio para Pacientes Crônicos

Saúde - Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018


UBSF Di Napoli e NASF organizam grupo de apoio para Pacientes Crônicos

            A Prefeitura Municipal através da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e a o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Di Napoli estão realizando um novo projeto com pacientes crônicos com complicações renais em classificação vermelha, juntamente com seus familiares e/ou cuidadores.

            O objetivo da iniciativa é buscar maior efetividade e ampliação das estratégias na abordagem dos pacientes com doenças crônicas, com envolvimento multiprofissional e apoio à integralidade e qualidade do cuidado.

            O projeto foi dividido em seis encontros quinzenais, com apoio multiprofissional e a participação do paciente, familiares e cuidadores. A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 04 de outubro e contou com uma roda de conversa com apresentação dos profissionais e pacientes, explicação sobre a caderneta de acompanhamento e funcionamento do grupo.

            Durante o primeiro encontro, foi feito o levantamento de dificuldades e apresentação de conteúdo que possa vir a auxiliar os pacientes e familiares, de forma interativa em uma linguagem cotidiana. Por fim, foi realizado também o IMC inicial dos pacientes para controle e base comparativa para o encontro final.

            Outras duas reuniões já foram realizadas, no dia 16 e 30 de outubro, e foram focadas no suporte emocional e nutricional, respectivamente, contando com a presença de uma psicóloga, uma nutricionista e profissionais referências da UBSF.

            Os próximos encontros já estão agendados e organizados, em 13 de novembro terá a participação de um educador físico para falar sobre mudança do estilo de vida e orientação de exercícios físicos.

            No dia 27 de novembro será a vez de realizar um levantamento das maiores dificuldades e necessidades do grupo referente ao seu cuidado e será feito por uma assistente social.

            Por fim, no dia 11 de dezembro será o encontro final. No encerramento haverá o direcionamento das maiores necessidades do grupo referente aos mais diversos cuidados que o paciente necessita e a devolutiva sobre o IMC final dos participantes

Prefeitura Municipal


Cerquilho