Projeto Cientistas do Amanhã é apresentado em Congresso de Pós-Graduação

Educação - Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018


Projeto Cientistas do Amanhã é apresentado em Congresso de Pós-Graduação

        No dia 30 de outubro, o Projeto Cientistas do Amanhã, desenvolvido em escolas municipais de Cerquilho, foi apresentado no IV CoPIA – Congresso da Pós-graduação do Instituto Agronômico de Campinas, que teve como tema “Difusão e Popularização da Ciência”.

        O trabalho, intitulado “Revelando talentos e construindo cidadãos”, foi apresentado pela orientadora de ciências da Secretaria de Educação e Cultura Erika Roldão, que é também uma das idealizadoras do Projeto Cientistas do Amanhã.

        A Prefeitura de Cerquilho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu início em 2018 ao Projeto “Cientistas do Amanhã” em escolas da Rede Pública de Ensino – com alunos da educação infantil, educação especial, fundamental I e II.

        O projeto é ministrado por duas professoras de ciências que elaboram e organizam as atividades de acordo com cada nível escolar. Os principais objetivos do projeto são:

  • Desenvolver nos educandos atitudes que os levem a se envolver com as questões científicas;
  • Ensinar aos alunos todas as etapas do método científico;
  • Estimular nos estudantes o desenvolvimento da autonomia, da autoconfiança, da proatividade e do protagonismo infantojuvenil;
  • Oportunizar aos alunos circunstâncias que contribuam para o aumento da responsabilidade e da organização;
  • Oferecer aos estudantes vivências que propiciem à expansão da criatividade;
  • Desenvolver e/ou fortalecer a capacidade de resiliência dos estudantes e;
  • Propiciar a integração entre os alunos e incentivar o trabalho em equipe, bem como o espírito de liderança.

        A Prefeitura de Cerquilho acredita que a execução deste projeto junto às crianças e os adolescentes permitirá que eles observem o mundo a sua volta de forma mais crítica e reflexiva; aprimorem seus saberes, incorporem, aos poucos, o conhecimento científico e; sobretudo, desenvolvam ao longo de suas vidas ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida pessoal, coletiva e socioambiental.

Prefeitura Municipal


Cerquilho