Prefeito Aldo busca respostas sobre alteração da água do Rio Sorocaba na CETESB

Administração - Quarta-feira, 24 de Abril de 2019


Prefeito Aldo busca respostas sobre alteração da água do Rio Sorocaba na CETESB

         Diante da nova diretoria à frente da Companhia Ambiental de São Paulo – CETESB, o prefeito Aldo Sanson solicitou uma audiência com a Diretora-Presidente Sra. Patrícia Iglesias, para expor o assunto relativo ao descarte irregular de poluente desconhecido no Rio Sorocaba e que vem provocando odor e sabor na água bruta.

         A reunião aconteceu no dia 22 de abril e o prefeito explicou para a Diretora-Presidente que mesmo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho intensificando e adaptando o tratamento, com a colocação de carvão aditivado e procedimentos operacionais de tratamento mais lentos, as características da água retirada do Rio Sorocaba permanecem causando incômodo e desagrado na população.

         O Prefeito Aldo reforçou a necessidade de respostas mais conclusivas diante do controle, fiscalização e monitoramento por parte da CETESB, que o órgão estadual responsável.

         Juntamente com o prefeito Aldo, estavam presentes na audiência o superintendente do SAAEC Márcio Gaiotto e o químico do SAAEC Marcos da Silva Benati, para apresentarem os fatos detalhadamente a Sra Patrícia Iglesia, registrarem a insatisfação dessa ocorrência nas águas abastecidas pelo Rio Sorocaba desde início de 2017.

         O que se sabe até o momento é que o descarte do produto causador da alteração da água ocorre esporadicamente e a cerca de 70 km de distância de Cerquilho, isso porque outras cidades e condomínios que realizam seu próprio tratamento identificam o mesmo problema.

         A audiência teve a participação também da assessoria da diretora-presidente da CETESB, representantes da Sabesp Regional de Botucatu, do prefeito de Laranjal Paulista Dr. Alcides de Moura Campos Junior, cidade que também tem sofrido com esse problema na água, e que reforçou a insatisfação da situação e pediu empenho da CETESB para dar resultados mais concretos por parte da entidade.

         Durante a reunião, técnicos da CETESB informaram que serão instalados mais pontos de monitoramento das águas no Rio Sorocaba. Esses pontos são sensores que analisam a qualidade da água bruta do rio, sendo que um deles será instalado na captação da estação de tratamento do Condomínio Fazenda Boa vista, localizado a cerca de 70 km de Cerquilho e que é a primeira estação que está identificando a mudança da qualidade da água.

         O intuito do sensor é registrar qual o elemento químico desconhecido que provoca o sabor e odor permanente na água. Os técnicos da CETESB informaram ainda que estão fiscalizando indústrias ao longo do Rio Sorocaba, analisando seus descartes para comprovação. Prometeram mais empenho nas fiscalizações e análises químicas mais precisas.

Prefeitura Municipal


Cerquilho