A Prefeitura de Cerquilho, por intermédio da Secretaria da Saúde e Promoção Social, chama a atenção de toda a população para o excesso de faltas em consultas e exames na rede básica de saúde.
Desde 2018, foram instaladas nas unidades básicas de saúde painéis para informar e conscientizar a população sobre a importância de não faltar em consultas e exames ou avisar com antecedência quando for realmente necessário se ausentar.
Infelizmente, a cidade segue registrando altos números de faltas sem justificativa e sem aviso prévio em exames, consultas médicas e com a enfermagem. Quando uma pessoa falta sem avisar, ela tira a vaga de outra pessoa que necessitava e agrava ainda mais as filas de espera.
Por exemplo, só no mês de Abril de 2019, a Unidade Básica de Saúde da Família da Nova Cerquilho contabilizou 102 faltas: 07 em Hiperdia (consulta médica), 56 em Clínica Médica, 09 em Puericultura (consulta), 1 de Gestante, 08 faltas em exame Papanicolau, 09 em testes rápidos, 04 em Puericultura (exames), 3 em pedidos de exames (gestante) e 10 em Hiperdia (consulta enfermagem). E este cenário se repete em outras unidades da cidade.
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde pedem que a população se conscientize e se atente da responsabilidade que tem quando agenda um compromisso médico no posto, não apenas com os funcionários, mas principalmente com outros pacientes.
Cerquilho