Alunos do curso de pedagogia da UNIVESP de Cerquilho desenvolvem projetos em escolas municipais como parte das atividades de disciplina prevista na matriz curricular do curso, chamada Projeto Integrador.
A proposta desta disciplina é que os universitários apliquem seus conhecimentos teóricos na prática pedagógica, contribuindo com a aprendizagem dos alunos da rede municipal e permitindo que os estudantes da UNIVESP conheçam a realidade das escolas.
Neste semestre, os projetos estão sendo realizados nas Escolas de Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e todos estão sendo elaborados e apresentados com a orientação da mediadora do polo UNIVESP Cerquilho.
Um dos projetos desenvolvidos foi realizado com crianças de 1 ano a 1 ano e 6 meses na creche Araci Pilon Grando, e tinha como objetivo específico colaborar com o Problema das Mordidas (muito frequente nesta faixa etária), através de atitudes lúdicas. Para a atividade foi utilizada a história e a música do Tubarão e os pequenos interagiram muito bem.
Outro projeto foi realizado na Escola Josephina Modanezi Grando que atende crianças de 4 e 5 anos em período integral. Juntamente com o Projeto Cientistas do Amanhã, já existente na rede municipal, os alunos da UNIVESP se propuseram a desenvolver um protótipo sobre higiene pessoal.
Para isso foram produzidas lâminas para os alunos aprenderem sobre o contágio e a prevenção de doenças graças aos hábitos de higiene pessoal que já fazem parte da rotina das crianças. Os universitários trabalharam também a transitividade das crianças para o Ensino Fundamental, fazendo com que as mesmas levem estes hábitos para a fase seguinte de escolarização e para a vida toda.
A UNIVESP agradece aos diretores, coordenadores e professores das escolas que estão acolhendo e colaborando com os alunos da universidade e futuros educadores de Cerquilho.
Cerquilho