Informativo SAAEC

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho - SAAEC - Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019


Informativo SAAEC

   Sobre a coloração amarelada que a água apresentou no final de semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto informa:

   Estamos há quase 60 dias sem chover significativamente desde a nascente do Rio Sorocaba até a Captação do SAAEC, deixando o nível do Rio bem baixo e com muita matéria orgânica.

   No processo de tratamento é preciso oxidar tudo isso com cloro. No entanto, a máquina que produz 150 quilos por dia foi insuficiente, pelo excesso de matéria orgânica presente na água do Rio Sorocaba aliado ao alto consumo da cidade de Cerquilho.

   Para comparação, em circunstâncias normais, o uso de cloro produzido por essa máquina é em torno de 80 quilos por dia.

   Diante da situação, ainda na semana passada o SAAEC adquiriu cloro comercial para completar as reações, já normalizando a coloração da água na Estação de Tratamento, devendo normalizar nas residências em mais alguns poucos dias.

   O SAAEC está analisando todas as águas e o único parâmetro que esteve acima do normal é a cor. Mesmo assim, está abaixo do valor máximo permitido pelo Ministério da Saúde que é de 15 mg/L PtCo.

   Tudo isso é por conta da seca elevada que causa essas alterações repentinas na vida aquática e física do sistema hídrico. Portanto, estamos correndo o risco de racionamento de água se o clima não normalizar.

COLABORE, ECONOMIZE ÁGUA!

Prefeitura Municipal de Cerquilho


Estado de São Paulo