Esclarecimento Carreta Mulheres de Peito - Governo do Estado

Saúde - Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019


Esclarecimento Carreta Mulheres de Peito - Governo do Estado

   Nesta semana, de 18 a 23 de novembro, a cidade de Cerquilho foi escolhida para receber a Carreta Mulheres de Peito, do Governo Estadual, para realizar exames de mamografia gratuitos em nossa cidade, assim como aconteceu no meio deste ano.

   A equipe chegou segunda-feira de manhã, conforme combinado, no entanto, ao realizar o teste, não foi possível dar início aos exames. Assim que a Prefeitura Municipal foi informada, oferecemos todo suporte técnico que estava em nosso alcance, inclusive, disponibilizando um gerador para realização de um novo teste dos aparelhos.

   Mesmo com todos os esforços, o mamógrafo (aparelho responsável por fazer o exame de mamografia) não estava funcionando, ficando claro que se tratava mesmo de um problema técnico, deste modo, a equipe da carreta solicitou a vinda de um profissional para consertá-lo, impedindo os atendimentos e sem previsão de quando a situação irá se resolver.

   A Secretaria de Saúde está em contato diariamente com os responsáveis pela carreta para encontrar a melhor solução e, apesar dos contratempos, é válido esclarecer que felizmente o município não tem, desde o começo de 2018, fila de espera para o exame de mamografia, sendo o mesmo agendado poucas semanas após o pedido médico.

   As guias que seriam retiradas no Centro de Eventos para realização dos exames na carreta, irão retornar para Central de Vagas e serão agendadas.

Também é importante enfatizar que durante todos esses dias, uma equipe da secretaria municipal de saúde esteve na carreta orientando e esclarecendo a situação para as pacientes que estiveram no local, se comprometendo a atualizá-las sobre os acontecimentos seguintes. Independente da definição da carreta, as unidades básicas de saúde seguem atendendo normalmente as mulheres e encaminhando os pedidos solicitados pelos médicos para agendamento.

Prefeitura Municipal


Cerquilho