Secretaria de Saúde realiza Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Campanha Fique Sabendo

Saúde - Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019


Secretaria de Saúde realiza Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Campanha Fique Sabendo

   Desde o dia 18 de novembro, segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo mudou o seu foco para a população jovem de 20 a 29 anos. De acordo com o ministério, 9,4 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo etário.

   Os dados mais recentes da pasta da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, são também o maior vetor em potencial da doença.

   É importante ressaltar ainda que mesmo os jovens que acreditam já ter tomado a vacina em anos anteriores devem procurar postos de saúde para atualizar a dose, pois, é muito difícil encontrar na caderneta de vacinação o registro de ‘vacina contra sarampo’. Então, caso o jovem tenha dúvida, é melhor procurar por uma unidade de saúde para a equipe orientá-lo.

   Há, entretanto, uma ressalva para o público-alvo da campanha. Gestantes na faixa etária não devem se vacinar contra sarampo, já que o método de imunização se dá por uma versão atenuada do vírus.

   Essa segunda fase da campanha vai até 30 de novembro, que também será o Dia D da Vacinação contra o Sarampo, em Cerquilho todos os Postos de Saúde irão funcionar das 8h às 15h no sábado.

   Neste mesmo dia e horário (30 de novembro, das 8h às 15h) acontece a Campanha Fique Sabendo, na Praça do Convívio (frente à Estação do Trabalhador), com a realização gratuita de testes rápidos de Sífilis, HIV e AIDS. A Campanha também será intensificada nas unidades básicas de saúde no dia 02 de dezembro, segunda-feira, com demanda espontânea da população, das 8h às 15h.

   Fique atento e cuide do seu maior bem: a sua saúde! Previna-se!

Prefeitura Municipal


Cerquilho