A Secretaria do Meio Ambiente esclarece que foi necessária a retirada de uma árvore (Mangueira) das Praças das Mangueiras porque a mesma estava comprometida por uma doença causada por fungos.
A seguir, leia na íntegra o Laudo Técnico da Secretaria do Meio Ambiente:
A mangueira (Mangifera indica) localizada na Praça das Mangueiras, no bairro Nova Cerquilho, foi suprimida devido estar com estado fitossanitário comprometido por ataque de um fungo (Ceratocystis fimbriata).
A causa da morte é decorrente da doença “seca da mangueira” e o sintoma típico é a seca progressiva da planta, que pode derivar a morte ascendente ou descendente dependendo do nível da infecção que acomete tanto a copa quanto as raízes da árvore.
Quando detectado este fungo, em um exemplar arbóreo, a planta deve ser retirada e o solo deve ser tratado não sendo recomendado o plantio de outra espécie por alguns anos, pois o fungo pode estar ativo no local.
Considerando, o risco que a árvore apresentava por seu estado fitossanitário e devido não haver medidas de controle (cura) deste fungo, ficou deferido o corte como medida preventiva. A árvore foi avaliada em conjunto com a Defesa Civil do município.
É com muito pesar que a secretaria informa que este foi o motivo do corte da árvore da Praça das Mangueiras, que infelizmente vem sofrendo com esta doença há alguns anos, que acomete mangueiras e outras espécies.
Ademais, informamos que a secretaria preza por todas as árvores do município, sendo totalmente contra o corte de árvores sem embasamento técnico, e toda árvore suprimida é analisada minuciosamente por uma equipe técnica e multidisciplinar onde não havendo outras medidas fica deferida a supressão (retirada).
Cerquilho