No dia 10 de Setembro, a Secretaria de Saúde e Promoção Social, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a VI Conferência Municipal de Saúde de Cerquilho, com o tema: “Fortalecimento do SUS: Fundamental para a garantia dos direitos à saúde do povo brasileiro”.
A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Zé Roberto Pilon, do Presidente da Câmara Mauro Frare, da Presidente do Conselho de Saúde Rozania Frare e da Secretária de Saúde Mariane Baldini.
Em sua fala de abertura, Zé Roberto chamou atenção para a grandeza e a importância do Sistema Único de Saúde em nosso país, o qual devemos defender e melhorar sempre. O prefeito desejou ainda um excelente trabalho a todos durante a Conferência e agradeceu mais uma vez a dedicação dos profissionais que seguem na linha de frente nesta Pandemia.
Na sequência, a palestrante Deise Tolejo Carrijo, enfermeira pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em pediatria pela UNIFESP e Puericultura e Educação em Saúde pelo IPH, falou sobre os quatro subtemas da Conferência: Melhoria do Acesso com Qualidade; Redes de Atenção à Saúde; Financiamento e gasto com saúde / Modelo de Saúde; e Participação Social.
A conferência foi aberta a toda população de Cerquilho, seguindo as normas sanitárias, e teve a participação de 94 pessoas, autoridades municipais, trabalhadores da rede de saúde municipal, prestadores de serviços do SUS, grupos da população, entre eles: usuários do SUS (composto por representantes da comunidade local, entidades, associações, instituições e movimentos sociais legalmente constituídos), gestores e funcionários da Prefeitura Municipal de Cerquilho.
A VI Conferência teve como objetivos:
• Eleger os membros do Conselho Municipal de Saúde representantes dos segmentos: usuário, trabalhador da saúde municipal e prestadores de serviços do SUS, nos termos da Lei Federal n° 8080 de 19 de setembro de 1990, Lei Federal n° 8142 de 28 de dezembro de 1990, Lei Municipal n.º 1.500 de 26 de abril de 1.991, e suas posteriores alterações;
• Fortalecer o Controle Social no SUS;
• Debater, elaborar e aprovar propostas para o Plano Municipal de Saúde de 2022 -2025.
As propostas aprovadas na mesma foram expressas em um Relatório Final, o qual após aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde será divulgado, conforme prevê o artigo 29 do Regimento Interno da VI Conferência.
Cerquilho