Cerquilho realiza Dia V de Campanha Estadual de Multivacinação

Saúde - Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021


Cerquilho realiza Dia V de Campanha Estadual de Multivacinação

 

   A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde – Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado, dia 16 de outubro, o Dia V da Campanha Estadual de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos de idade.

   A Campanha acontece das 8h às 17h nas seguintes Unidades de Saúde: UBSF Centro, UBSF Nova Cerquilho, UBSF Vila Pedroso, UBSF Parque das Árvores, UBSF Parque Alvorada e UBSF Di Nápoli. 

    Os pais ou responsáveis devem levar os menores em das Unidades de Saúde com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

    A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

 

COVID-19

    Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus, não será necessário intercalar nem dar intervalos entre as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente.

 

    Confira quais são as vacinas e as respectivas doenças que podem ser prevenidas com imunização durante a Campanha:

VACINA DTP E PENTAVALENTE

• Difteria: doença respiratória aguda causada pela toxina de uma bactéria que se localiza na garganta.

• Tétano: doença aguda do sistema nervoso causada por uma bactéria, adquirida através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com os esporos da bactéria que são encontrados no ambiente.

• Coqueluche: doença infecciosa aguda causada por uma bactéria de rápida proliferação. Ao penetrar no organismo, essa bactéria lesa os tecidos da mucosa do aparelho respiratório.

Hib:Haemophilus Influenzae tipo b é uma bactéria que pode causar doenças invasivas como: meningite, pneumonia e pericardite.

 

VACINA BCG

• Tuberculose: causada por uma bactéria que pode se manifestar de forma disseminada (tuberculose miliar) ou na forma de uma infecção respiratória (tuberculose pulmonar). A Tuberculose é especialmente perigosa nos primeiros meses de vida do bebê.

 

VACINA CONTRA POLIO – oral (VOP) ou injetável (VIP)

• Poliomielite: É uma doença causada por um enterovírus que envolve o trato gastrintestinal e o sistema nervoso.

 

VACINA TRÍPLICE VIRAL E SCRV

• Sarampo: doença de transmissão respiratória, caracteriza-se por febre alta, tosse seca, coriza, vermelhidão e lacrimejamento ocular e erupção cutânea (de evolução da cabeça para o restante do corpo) que duram aproximadamente uma semana. É particularmente grave em crianças menores de 5 anos, podendo ocorrer diarreia, otite, pneumonia, encefalite, convulsões e morte.

• Caxumba: doença que causa febre, dor-de-cabeça, dor muscular e edema (inchaço) da glândula parótida e dos gânglios linfáticos sub-mandibulares.

• Rubéola: Caracteriza-se por febre, erupção cutânea e aumento dos gânglios do corpo durando de 2 a 3 dias.

 

VACINA CONTRA HEPATITE A

• Hepatite A: é o tipo mais frequente de hepatite no Brasil. É causada por um vírus que afeta o fígado, produzindo sua inflamação e prejudicando o seu funcionamento.

 

VACINA CONTRA HEPATITE B

• Hepatite B: doença grave causada pelo vírus da Hepatite B, que ataca o fígado e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

 

 

VACINA CONTRA VARICELA E SCRV

• Varicela: conhecida como catapora, caracteriza-se por uma erupção cutânea pápulo-vesicular associada à grande coceira, normalmente em tronco e face.

 

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

• Febre Amarela: doença febril que pode causar um funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. Em São Paulo, o tipo circulante é o silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

 

VACINA CONTRA HPV

• HPV: infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, pode causar câncer de colo de útero em mulheres e verrugas nos órgãos genitais de homens. O principal meio de transmissão do HPV é através de contato sexual com pessoas infectadas.

 

VACINA CONTRA ROTAVÍRUS HUMANO G1P1

• Rotavírus: gastroenterite que provoca diarreia e vômito, causada pela infecção por Rotavírus.

 

MENINGO C

• Doença Meningocócica: uma infecção causada por uma bactéria que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

 

MENINGO ACWY

• Meningite tipos A, C, W e Y: Inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo.

 

PNEUMO 10 VALENTE

• Pneumonia: infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica.

 

Prefeitura Municipal


Cerquilho