Recentemente, a Vigilância Sanitária de Cerquilho recebeu uma denúncia da Cooperativa de Reciclagem sobre o descarte irregular de material (incluindo, agulha) e embalagens de uso odontológico em sacos e locais impróprios.
Apesar dos resíduos terem sido deixados em frente ao CAPS, a vigilância fiscalizou e verificou que o material não condiz com o que é utilizado pelo serviço público, logo, trata-se de uma clínica particular.
A equipe segue investigando para identificar o responsável pelo material, através da verificação das embalagens e imagens de câmeras. Paralelamente, todos os estabelecimentos geradores desse tipo de resíduos serão notificados.
Além de se tratar de uma terrível falta de respeito com os profissionais da coleta seletiva de nosso município, colocando a saúde deles em risco, o descarte irregular de resíduos hospitalares é crime, passível de multa, podendo o responsável, inclusive, responder criminalmente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado – da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). Estas regras de descarte devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.
Caso você tenha alguma informação, denuncie para a Vigilância Sanitária de Cerquilho: (15) 3288-4110 e e-mail: visa@cerquilho.sp.gov.br.
Cerquilho