Uma importantíssima parceria entre a Escola Municipal de Educação Básica Especial (EMEBE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – em funcionamento na EMEF “Profª. Marina Bordenalle Piloto Gaioto” vêm gerando excelentes resultados de inclusão social em Cerquilho.
Com base nas novas legislações e em seu Plano Político Pedagógico atualizado, a EMEBE tem como um de seus objetivos na área da educação preparar os jovens para o retorno à rede regular de ensino ou até mesmo ao mercado de trabalho.
Esse trabalho multidisciplinar vem rendendo frutos desde 2019, com a inserção de alguns alunos no mercado de trabalho e, desde o ano de 2020, permitindo a inserção de 8 alunos na Educação de Jovens e Adultos.
O essencial para o sucesso desse projeto é o trabalho em equipe, que envolve equipes Pedagógica; Terapêutica (através da Secretaria da Saúde); da Escola Marina (EJA) e, principalmente, a disponibilidade dos pais e alunos em enfrentarem esse desafio.
Durante o projeto, além do ensino pedagógico, os alunos são preparados para ampliação de repertório de linguagem, de modo que possam se comunicar melhor com colegas típicos, além do trabalho de simulações de entrevistas de emprego, situações cotidianas de interação, regulação emocional face às interações e a escolha de trabalhos que pudessem realizar.
Outro destaque importante dessa iniciativa é trabalhar a autoestima do aluno, para que possam compreender que são capazes de se desligarem da EMEBE e seguir no ensino regular/mercado de trabalho. O Projeto conta ainda com visitas mensais à Escola Marina para alinhar as arestas que possam surgir.
Cerquilho