Em comemoração ao dia 19 de abril, as escolas municipais realizaram um trabalho de conscientização, respeito e cidadania em relação aos povos indígenas, por meio do Projeto Diversidade Cultural proposto pela Secretaria de Educação e Cultura.
O projeto visa conhecer, trabalhar e explorar a diversidade cultural existente em nossa cidade bem como em nosso país, proporcionando às crianças o conhecimento sobre outras culturas, favorecendo assim o desenvolvimento de respeito ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.
Apesar de 19 de abril ter sido instituído como o Dia do Índio, é importante refletir que as comunidades indígenas se diferem umas das outras, ou seja, não são todas iguais.
Desta forma, devemos reconhecer que esses povos têm o direito de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões, assim como, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida, quanto de seu desenvolvimento econômico, de acordo com a deputada federal Joenia Wapichana (Rede – RR), que apresentou o Projeto de Lei 5.466/2019 que propõe a mudança do nome do “dia do índio” para “dia dos povos indígenas”.
Para enaltecer a data, as escolas apresentaram à comunidade escolar os trabalhos realizados pelos alunos.
Cerquilho