O Censo 2022 continuará em campo durante o mês de fevereiro! Para aqueles que ainda não responderam o questionário, esta será a última oportunidade de exercer seu papel como cidadão, pois a pesquisa não será prorrogada novamente.
Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.
Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.
Recentemente, Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento, defendeu o IBGE e convocou as pessoas que ainda não participaram a responder ao Censo.“Não podemos jamais nos esquecer que o IBGE é um dos símbolos representativos do conhecimento, do respeito e da reverência da população. São as pesquisas feitas pelo IBGE, entre elas o Censo Demográfico, que permitem que pesquisadores de outros institutos e da academia e também de outros órgãos públicos possam fazer estudos especializados para que a gente possa chegar ao Brasil que queremos ser”, declarou a representante do governo.
Cerquilho