Na terça-feira, 14 de março, colaboradores da Prefeitura de Cerquilho participaram da reunião final do Programa de Eficiência Energética da Elektro, que prevê a substituição de lâmpadas antigas convencionais por lâmpadas de LED.
Na ocasião, foram passados o balanço do projeto e as informações e orientações a respeito da manutenção e da importante redução de custo e consumo.
Isso porque, apenas nesta ação, foram investidos R$ 954.483,97 pela empresa, sem custo nenhum para a Prefeitura, resultando na economia de 546,84 MWk/ano de energia e uma Redução de Demanda na porta de 101,34 kW. Desse modo, a energia deixada de ser consumida evita a emissão de 69,12 toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 217 árvores.
Neste primeiro momento, Cerquilho foi contemplado com 541 pontos, distribuídos pela Rua Antônio Costa Magueta e as avenidas Washington Luiz, João Pilon, Corradi Segundo, Francisco Gaiotto, Prefeito Antônio Souto, Augusto Gaiotto e Dr. Vinicio Gagliardi.
A implantação do projeto permite a redução do consumo de energia da iluminação pública e reduz também os custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é superior ao sistema convencional utilizado. O novo modelo gera ainda menos impacto ambiental , por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
Os recursos do Projeto Iluminação Pública LED fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com prefeituras da área de concessão da Elektro e não há custo para o município.
Lembrando que além das substituições previstas através do Projeto com a Elektro, a Prefeitura de Cerquilho também tem dois importantes convênios em andamento solicitando emendas parlamentares para a substituição de mais pontos pela cidade.
Cerquilho