Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Prefeitura

O MUNICÍPIO

CMDCA

CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O que é o CMDCA? O CMDCA
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município. Entre outras funções é responsável pelo registro das entidades assistenciais (ONG) que atendam as crianças e adolescentes, pelo processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar e controla do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O Conselho é composto por oito membros titulares e 8 suplentes, sendo 50% da sociedade civil e 50% do poder público.

O que é CONSELHO TUTELAR?
O Conselho Tutelar é um colegiado formado por cinco munícipes escolhidos pela população, que atuam visando o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre outras atribuições, o Conselho deve atender às crianças e adolescentes, sempre que seus direitos reconhecidos no ECA, forem ameaçados ou violados, por ação ou omissão da sociedade ou do estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; ou em razão de sua conduta.

O que é o ECA ?
Através da Lei 8.069 de 13 de Julho de 1.990 foi promulgado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabeleceu todos os direitos e deveres em relação às crianças e adolescentes, regulamentando o previsto no artigo 227 da Constituição Federal que estabelece "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, alem de colocá-los salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão". O ECA introduziu mudanças significativas na concepção, nos métodos e na gestão das políticas públicas, criando um conjunto de novos instrumentos para garantir direitos e promover a participação e co-responsabilidade social. Dentro de diversos instrumentos destaca-se o Artigo 260, que permite às empresas e pessoas físicas destinarem parte do imposto de renda aos Fundos administrados pelos CMDCA.

Destine parte do seu Imposto de Renda para as crianças
Em 13 de Julho de 1990 foi sancionado a Lei 8.069 criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que reconheceu os direitos para esses novos cidadãos e deu instrumentos para sua efetivação. Dentro diversos instrumentos destacam-se o artigo 260 da Lei, que permite às empresas e às pessoas físicas destinarem parte de seu imposto de renda, voluntariamente, às crianças e ao adolescente. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA - lançou uma campanha visando conscientizar a sociedade para destinarem parte do seu imposto de renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para a formulação e viabilização de políticas públicas no atendimento da criança e do adolescente .

Como fazer a doação ao FMDCA?
Procure o CMDCA ou uma entidade assistencial de sua confiança para retirar a guia de depósito ou boleto bancário (que pode ser imprenso no link do CMDCA do site oficial de Cerquilho para fazer sua doação. As doações poderão ser feitas mensalmente, trimestralmente ou até o último dia útil de funcionamento bancário no ano. O abatimento do imposto de renda devido, no caso de pessoas físicas, deve ser feito na Declaração de Imposto de Renda referente ao mesmo ano da doação. Uma via do seu comprovante do depósito quitado deverá ser remetido ao CMDCA para que seja emitido o comprovante para fins da Declaração do Imposto de Renda.

O que é o FMDCA?
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi criado pelo artigo 260 do ECA, visando receber as doações prevista na legislação do imposto de renda, para serem aplicadas em ações que visem o atendimento das crianças e adolescente. Também recebe recursos proveniente do orçamento municipal destinado ao pagamento de despesas indispensáveis ao funcionamento do CMDCA e outras despesas no atendimento prestado às crianças e adolescentes.

Quem controla o FMDCA?
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é gerido e administrado pela Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente a quem cabe autorizar a aplicação dos seus recursos com acompanhamento e fiscalização do Ministério Público.

Limites para dedução:

PESSOAS FÍSICAS - até 6% (seis por cento) do valor do IMPOSTO DE RENDA DEVIDO. Neste limite estão incluídos outros incentivos fiscais previstos, como por exemplo, doações para cultura.

PESSOA JURÍDICA - até 1% do IMPOSTO DE RENDA DEVIDO, em cada período de apuração.

OBS: A pessoa física só podem utilizar o Incentivo Fiscal se apresentar sua Declaração de Imposto de Renda no formulário completo.

PESSOA FÍSICA - Como Calcular o valor da doação ? Você pode se basear na última declaração do seu imposto de renda ou estimar o seu ganhos e despesas do ano, e calcular o valor do seu Imposto de Renda Devido. Sobre o valor do Imposto calcule 6% e deposite na conta do FMDCA. Para aqueles que pagam todo o valor do Imposto de Renda Devido na fonte, vale lembrar que 100% da doação dedutível será devolvida corrigida pela SELIC a partir do mês de Abril do ano seguinte da doação.

Algumas razões para você fazer sua doação:

Você estará beneficiando diretamente as crianças e adolescentes do nosso Município. • Descontará integralmente o valor da doação do Imposto de Renda Devido.
A dedução das doações não interfere com o imposto de renda retido na fonte, nem com eventual valor da restituição do contribuinte.
Com certeza você encontrará outras razões para fazer sua doação, consulte o seu Coração.

- Destinação das vias do boleto, depois de preenchido de acordo com modelo acima.
- RECIBO DE ENTREGA
- Encaminhar a CMDCA com seguinte finalidade:
- Identificar a liquidação junto ao Banco ENTIDADES/ASSOCIAÇÕES/ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS INSCRITAS PARA CONCORRER AS VAGAS NO CMDCA PELA SOCIEDADE CIVIL.
. ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cerquilho
. ICAP - Instituto da Criança e do Adolescente Profissionalizante Roberto Correa Leite
. 1ª Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana em Cerquilho
. OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (220ª Subseção de Cerquilho)
. Paróquia São José
. Rotary Club de Cerquilho . Sindicato Rural de Cerquilho

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (15) 3384-9111
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (15) 3288-4110
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (15) 3384-8333

Ver todos os telefones...

Prefeitura Municipal de Cerquilho

Rua Engenheiro Urbano de Pádua Araujo, 28 - Centro
Cerquilho - SP, 18520-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software