.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
As ações visam o aprimoramento do serviço oferecido e a redução de perdas
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC) iniciou em julho uma série de trabalhos visando a redução de perdas de água no município. A primeira etapa consiste na pesquisa de vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água em diversas regiões da cidade.
A pesquisa de vazamento é realizada com a utilização de haste de escuta e geofone eletrônico e tem por objetivo detectar ruídos de vazamentos provocados pela passagem da água pressurizada nas tubulações, sejam fissuras, fendas ou rupturas.
Identificados os pontos de vazamentos, os locais são demarcados para posterior manutenção. Está prevista a varredura em 200 km de rede, entre as zonas baixa, alta, oeste e sul da cidade.
Troca de hidrômetros
Na segunda etapa, ocorrerá a substituição de 1.150 hidrômetros, preferencialmente aqueles instalados há cinco anos ou mais. As substituições se fazem necessárias, pois, após esse tempo de uso, os hidrômetros perdem a precisão, passando a medir um volume de água menor do que o consumido, devido ao desgaste das engrenagens e rolamentos do equipamento.
Dessa forma, a substituição dos hidrômetros busca eficiência na medição de todo o consumo autorizado, fornecendo leituras reais e reduzindo as perdas aparentes (quando a água é consumida e não faturada).
Monitoramento de pressão
O projeto prevê ainda monitoramento de pressão em oito pontos do sistema de distribuição de água, com instalação de sensores do tipo transdutor de pressão nas tubulações. O controle de pressão nas redes é essencial para a redução de perdas de água, já que pressões mais altas elevam o risco de vazamentos.
Os recursos para pagamento dos serviços são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), no valor de R$ 737.868,74, correspondentes a 75% do custo total do projeto, além de recursos próprios do SAAEC como contrapartida.
.
.
.
.