Matérias Especiais - Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018

IFSP oferece 5.862 oportunidades para cursos técnicos gratuitos

No Câmpus Boituva são oferecidas 200 vagas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) terá um processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos, oferecendo 5.862 vagas em 144 cursos distribuídos em 36 cidades paulistas no primeiro semestre de 2019.

No Câmpus Boituva são oferecidas 200 vagas, divididas: na modalidade integrada ao ensino médio, estão disponíveis os cursos de Automação Industrial (40 vagas - Integral) e Redes de Computadores (40 vagas - Integral). Já nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio são oferecidos os cursos de Automação Industrial (40 vagas - Noite) e Logística (40 vagas- Tarde/40 vagas - Noite).

O Câmpus Boituva fica na Avenida Zélia de Lima Rosa, nº 100 Portal dos Pássaros, Boituva - SP.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 8 de outubro a 20 de novembro, pelo site: https://processoseletivo.ifsp.edu.br/. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes:

1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP;

2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP;

3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

Não há provas! Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar.

No IFSP há oportunidade para todos, para quem está terminando o ensino fundamental ou para quem concluiu o ensino médio há muitos anos. Não há limite de idade para estudar no IFSP.

O IFSP conta, em todos os câmpus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.