.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho - SAAEC - Quarta-feira, 31 de Julho de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerquilho segue entre as melhores do país quanto a Universalização do Saneamento

O município ficou entre os 52 municípios de pequeno e médio porte que alcançaram a categoria máxima


Cerquilho segue entre as melhores do país quanto a Universalização do Saneamento

   Cerquilho segue entre as cidades com melhor pontuação no Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2019, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

   O Ranking é um instrumento que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos sólidos recebem destinação adequada. Através dessa avaliação, é possível identificar o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento.

   O ranking edição 2019 reúne 1.868 municípios, representando 68% da população do país e mais de 33% dos municípios brasileiros que forneceram ao SNIS1 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento – as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

   O município de Cerquilho ficou entre os 52 municípios de pequeno e médio porte que alcançaram a categoria máxima: Rumo a Universalização, pontuando 493,84. A cidade está dentro da pequena parcela de 2,78% que pontuaram acima de 489. A maior parte dos municípios ranqueados pertence à categoria “Empenho para a universalização”, que representa mais de 70%.

   Confira a pontuação de Cerquilho:

• Abastecimento de Água: 97,88

• Coleta de Esgoto: 95,96

• Tratamento de Esgoto: 100

• Coleta de Resíduos Sólidos: 100

• Destinação Adequada: 100

 

Sobre o Ranking

   Desde sua primeira edição em 2017, uma série de mudanças tem sido feitas com objetivo de refletir com maior precisão a situação do saneamento no país. Em 2018, passou a incorporar os municípios menores (população inferior a 100 mil habitantes), alcançando 1.884 cidades. Também foi adicionada a categoria “Empenho para a universalização” a fim de melhor reconhecer os municípios em diferentes estágios quanto ao acesso aos referidos serviços. E, nesta edição, foram introduzidas duas novidades:

   A organização da publicação acompanha o ano anterior e divide os municípios em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil), o que torna a comparação mais equilibrada.

   Por fim, o ranking traz ainda uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS do Ministério da Saúde.

 

Acesse o Ranking na íntegra clicando aqui

1441 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.