.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Assistência Social - Terça-feira, 16 de Junho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Cerquilho acolhe moradores em situação de rua durante o inverno

Na matéria, conheça o importantíssimo trabalho realizado pelo CREAS durante o ano todo


 

   Conforme divulgado na semana passada, a partir de ontem, dia 15 de junho, a Prefeitura de Cerquilho, através da Assistência Social, acolheu pessoas em situação de rua do município, em um espaço público, devido às baixas temperaturas desta época do ano.

   Há algumas semanas, a equipe da Assistência Social deu início a compra de colchões, roupas de cama, toalhas, materiais e utensílios de uso pessoal, conseguiu a doação de cobertores (AB Colinas) e paletes (Doptex Tietê) e organizou o espaço destinado ao acolhimento dessas pessoas.

   Atualmente, em Cerquilho, temos nove pessoas em situação de rua e o acolhimento foi ofertado para todos. Eles entram no período da noite, podem tomar banho, lavar suas roupas, jantar e tomar café da manhã. O local conta ainda com apoio de segurança particular e da Guarda Municipal.

   Todas as pessoas em situação de rua são cadastradas e acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o qual realiza um extenso e importante trabalho durante o ano todo, e não apenas no inverno.

   A equipe realiza o acolhimento e o cadastro das pessoas em situação de rua, faz abordagem semanal nos locais onde eles ficam para falar dos serviços oferecidos pelo CREAS, em especial, o Programa de Inclusão Social (leia mais a respeito ao final da matéria). Diariamente, eles podem ir até o prédio do Centro de Referência para lavar suas roupas e tomar café da manhã.

   Além disso, eles são atendidos pela equipe técnica do CREAS (psicóloga, assistente social e educadora social), se precisarem, a equipe os ajuda a providenciar documentos (muito chegam à cidade sem documentos pessoais), orienta sobre os benefícios que eles têm direito e faz o cadastro, como por exemplo, do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, mais recentemente, do Auxílio Emergencial.

   É realizada ainda a orientação e o encaminhamento dessas pessoas aos serviços de saúde tanto das Unidades Básicas quanto do CAPs – Centro de Atenção Psicossocial.  

   Pessoas que não são do município, mas passam por aqui, também são atendidas por nossa equipe, que procura fazer contato com o CREAS do município que eles residem e, se for o caso e desejo da pessoa, também é ofertada a passagem.   

 

Projeto Inclusão Social

   O Projeto teve início em Maio de 2019 e foi pensado para oferecer todas as possibilidades para que a pessoa em situação de rua vença essa condição e consiga se restabelecer por completo. Essa oportunidade é ofertada a todos, e eles são livres para aceitarem ou não.

   A Prefeitura de Cerquilho oferece para essas pessoas um trabalho de limpeza e manutenção durante quatro horas por dia e é pago uma bolsa no valor de meio salário mínimo. Em contrapartida, a pessoa deve alugar um espaço para sair da condição de rua e passar pelo acompanhamento semanal da equipe técnica do CREAS e também do CAPS.

   Desde o início deste projeto, 13 pessoas já participaram, saíram da condição de rua, se reestabeleceram e muitas já caminham sem o auxílio da Assistência Social do Município, outros seguem dia a dia trabalhando para alcançar a estabilidade sonhada.   

   Graças a essa iniciativa, em 2019 não foi necessário o acolhimento, pois vários participaram do Projeto e alugaram uma casa/quarto e os que não quiseram participar tinham familiares na cidade, que os acolheram no período mais frio.

707 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.